TERMO |
SINÔNIMO |
A-1 - First Class |
Primeira qualidade |
a.a.r. - Against all Risks |
Contra todos os riscos |
a.m. - Ante Meridien |
Antes do meio dia |
a/c - Account Current |
Conta corrente |
A/P - Additional Premium |
Prêmio adicional (seguro) |
A/S - Account Sales |
Conta de venda |
A/V - a/v - Ad Valorem |
Proporcional ao valor |
A/W - Actual Weight |
Peso real |
AD Valorem |
1. Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcional ao valor total dos produtos da operação 2. Despesa sobre o valor. Despesa cobrada em virtude do alto valor da carga e adicionada ao frete. |
Admissão Temporária |
Regime aduaneiro que permite a entrada no país de certas mercadorias, com uma finalidade e por um período de tempo determinados, com a suspensão total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na sua entrada, com o compromisso de saírem do país no prazo concedido. |
Aduana |
O mesmo que alfândega. |
Aduaneiro |
De, ou relativo à aduana ou alfândega. Diz-se do imposto devido pela importação de mercadorias. É o chamado imposto aduaneiro ou alfandegário. |
AFE |
Autorização de funcionamento de empresa concedido pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. |
Afretador |
Diz-se daquele que tem a posse de uma embarcação a frete, no sentido de aluguel, no todo ou em parte, com a finalidade de transportar mercadorias, pessoas ou coisas. Não se deve confundir com fretador, que é a pessoa que dá a embarcação a frete. Na maioria das vezes, o fretador é o próprio proprietário. |
AFRMM |
Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante. É um adicional que incide sobre o frete cobrado pelas empresas brasileiras e estrangeiras de navegação que operam em porto brasileiro, de acordo com o conhecimento de embarque e o manifesto de carga. Incide sobre a navegação de longo curso, cabotagem, fluvial e lacustre, essa quando se tratar, exclusivamente, de transporte de cargas de granéis líquidos transportados no âmbito das regiões Norte e Nordeste. |
Agência de carga |
São empresas que oferecem serviços de agenciamento de cargas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias, nacionais e/ou internacionais. |
Agência marítima |
Representa o armador do navio. |
Agente de navegação |
Diz-se daquele que representa legalmente uma empresa de navegação e goza do privilégio para solicitar os vários serviços portuários dentro das diversas modalidades do sistema e de serviços de outra natureza. |
Agt. – Agent |
Agente |
Água de lastro |
O termo lastro representa qualquer material utilizado como contrapeso para a estabilidade de um objeto. O setor naval utiliza um sistema de tanques de lastro, os quais são preenchidos com água para manter a estabilidade do navio durante a sua travessia até o próximo porto. |
Água potável |
Água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de portabilidade e que não ofereça riscos à saúde. |
Aircraft ULD |
Pallets e Container que fazem parte integral da aeronave. Veja ULD. |
Airway Bill |
Conhecimento de Carga Aérea. Emitido pela companhia aérea para cargas únicas, não-consolidadas. |
ALADI |
Associação Latino-Americana de Integração – Congregação de países que têm como objetivo o estabelecimento de um mercado comum latino-americano, formada por: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. |
Alfândega |
Repartição federal instalada nos portos de entrada no país, onde se depositam mercadorias importadas e se examinam as bagagens de passageiros que estão em trânsito para o exterior ou chegam ao país. |
All Cargo |
Avião cargueiro. Tipo de aeronave própria para o transporte exclusivo de carga. |
All Risks |
Todos os Riscos, cláusula de contrato de seguro, cobrindo todos os riscos normais de carga durante o seu transporte e trânsito. |
Amarração do navio |
Ato de amarrar os cabos do navio nos cabeços instalados nos cais, consolidando a atracação do navio. |
Amarrador |
Pessoa que efetua a amarração ou desamarração do navio nos cabeços do cais, consolidando a atracação/desatracação. |
Amostras sem valor comercial |
Bens representados por quantidade, fragmentos ou partes, estritamente necessários para dar a conhecer sua natureza, espécie e qualidade. |
Animais sinantrópicos |
Espécimes de animais vetores ou reservatórios de doenças de importância em saúde pública. |
ANTAQ |
Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Foi criada pela Lei n° 10.233, de 5 de junho de 2001. É uma agência reguladora, vinculada ao Ministério dos Transportes. Tem por finalidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infra-estrutura portuária e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com os das empresas prestadoras de serviço, preservando o interesse público. |
ANUÊNCIA |
Autorização para uma Embarcação realizar: Atracação, Arribada, Reatracação, Desatracação e Operações no cais ou fundeio. |
ANVISA |
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vinculada ao Ministério da Saúde. |
Aquaviário |
Transporte realizado utilizando as vias aquáticas, ou seja, marítimo, fluvial e lacustre. |
Área afetada |
Área geográfica para a qual foram recomendadas medidas sanitárias específicas pela OMS. |
Área de fundeio |
Local onde a embarcação lança âncora. Também chamado fundeadouro. |
Área do porto organizado |
Área compreendida pelas instalações portuárias, como, ancoradouros, docas, cais, pontes e píeres de atracação e acostagem, terrenos, armazéns, edificações e vias de circulação interna, bem como pela infra-estrutura de proteção e acesso aquaviário ao porto compreendendo, guias-correntes, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio, que devam ser mantidas pela Administração do Porto de Controle Sanitário. |
Armador |
Denomina-se aquele que física ou juridicamente, com recursos próprios, equipa, mantém e explora comercialmente as embarcações mercantis. É a empresa proprietária do navio que tem como objetivo transportar mercadorias. |
Armazém alfandegado |
Armazém próprio para receber a carga estrangeira. |
Armazém ou Warehouse |
Lugar coberto, onde os materiais/produtos são recebidos, classificados, estocados e expedidos. |
Arqueação bruta |
Expressão do tamanho total de uma embarcação, de parâmetro adimensional, determinada de acordo com o disposto na Convenção Marítima Internacional sobre arqueação de Navios (1969) e normas nacionais, sendo função do volume de todos os espaços fechados. |
Arqueação líquida |
Expressão da capacidade útil de uma embarcação, determinada de acordo com o disposto na Convenção Marítima Internacional sobre arqueação de Navios (1969) e normas nacionais, sendo função do volume de todos os espaços fechados destinados ao transporte de carga, do número de passageiros transportados, do local onde serão transportados os passageiros, da relação calado ? pontal e arqueação bruta. |
Arrendamento |
É uma forma de privatização da atividade portuária. A Lei 8630 define o que a autoridade vai poder explorar. |
Arrumação |
Modo de arrumar de maneira metódica a carga que vai ser transportada em um navio, o qual obedece a normas especiais contidas na lei comercial. A arrumação é de grande importância para a estabilidade da embarcação e para evitar a ocorrência de avarias. |
Arrumador |
Profissional que trabalha fora do navio, faz a lingada (engate da mercadoria a ser içada pelo guindaste) e também traz os automóveis (que serão embarcados) até o navio. |
ASA - American Standards Association |
Associação Americana de Padronização, que participou da padronização de containeres. |
Atracação |
Ato ou efeito de um navio atracar num porto ou terminal privativo, a fim de realizar a operação de carregamento e descarregamento de mercadoria. |
Autoridade maritima |
Função desempenhada pela Capitânia dos Portos que é o representante legal da Marinha. |
Autoridade portuária |
Companhia Docas. Empresa gestora das operações nos portos organizados. |
Autoridade sanitária |
Autoridade competente no âmbito da área da saúde com poderes legais para estabelecer regulamentos e executar licenciamento (habilitação) e fiscalização. |
Autorização |
É concedida aos terminais de uso privativo. A Antaq autoriza a operação fora das áreas organizadas dos portos. |
AVARIA |
Prejuízos e danos causados aos navios e mercadorias, por violência, choque ou outras causas diversas. O AFRMM é devido na entrada do porto de descarga e deve ser recolhido pelo consignatário da mercadoria transportada ou por seu representante legal, em um banco. |
B/E - Bill of Exchange |
letra de câmbio |
B/L - Bill of Lading |
Conhecimento de embarque. Documento do armador que precisa ser preenchido pelo embarcador e assinado pelo comandante ou o agente do navio, confirmando o recebimento da carga a bordo ou para embarque. Nele são informados: o destinatário, o consignatário, a quem deve ser notificada chegada da carga, o tipo de carga, quantidade, peso, tipo de acondicionamento, número de cada contêiner, se for utilizado, selo, declaração de que foi embarcada a bordo, se frete pré-pago ou a pagar no destino, etc. Serve como recibo de bordo, título de posse e formaliza o contrato de transporte, cujas cláusulas estão incorporadas no mesmo. |
B/P - Bill of Parcels |
nota de volumes |
Bagagem |
Para efeitos de tratamento tributário são considerados como bagagem os bens novos ou usados, destinados ao uso ou consumo pessoal do viajante, em compatibilidade com as circunstâncias de sua viagem. |
Bagagem Abandonada |
Serão considerados abandonados os bens de viajante trazidos do exterior a título de bagagem, acompanhada ou desacompanhada, que permanecerem em recintos ou locais alfandegados por mais de 45 (quarenta e cinco) dias sem que seja iniciado o correspondente despacho de importação. |
Baldeação |
Refere-se à transferência de mercadorias de um navio para outro, podendo utilizar ou não embarcações auxiliares. |
Balsa |
Embarcação utilizada em rios e canais para o transporte de veículos e pessoas. |
Barcaça |
Embarcação de fundo chato, reforçada, usada para transportar grandes quantidades de cargas. |
Barcaça nâo propulsada |
Embarcação de fundo chato, reforçada, usada para transportar grandes quantidades de cargas, são empurradas ou puxadas por rebocadores. |
Barcaça propulsada |
Embarcação de fundo chato, reforçada, usada para transportar grandes quantidades de cargas, são propulsionadas por seus próprios motores. |
Bareboat Charter |
Afretamento a casco nu. Modalidade de afretamento de navio. |
Barra |
Ancoradouro, ou seja, local próximo ao porto, onde os navios ficam aguardando autorização para atracarem no caís. |
BAS - Base Rate |
Frete Básico. |
Bbl – Barrel |
Barril |
Bdl – Bundle |
Amarrado - atado |
Bens Idênticos |
Aqueles que são iguais em tudo, inclusive nas suas características físicas e de uso, qualidade e finalidade. Pequenas diferenças na aparência, tais como cor, tipo, tamanho, modelo, marca e reputação comercial não impedirão que sejam considerados idênticos, se em tudo o mais se enquadrarem na definição. |
Berço |
Ponto de atracação das embarcações no cais. |
Big Bag |
Container flexível. Feito, em geral, de polietileno. |
Bl – Bale |
Fardo |
Blocagem ou block stacking |
Empilhamento simples sem uso de portapaletes, no qual os paletes são empilhados diretamente no chão. |
Bloco |
Categoria profissional, qual o trabalhador é responsável pela limpeza da faixa portuária. |
Boca da embarcação |
É a largura do Navio em metros. |
Bombordo |
Lado esquerdo do navio. |
Bonded Warehouse: |
Armazém alfandegado, armazém onde mercadorias importadas ficam guardadas até que sejam desembaraçadas. |
Booking |
Reserva, fechamento. |
Booking Note |
Documento emitido por um armador de linha regular ou seu agente e assinado pelo embarcador, comprovando o fechamento de praça para determinado navio. É um documento provisório ao Bill of Lading, que o substituirá posteriormente. Utilizado para reserva de espaço/praça em navio. |
Box shapped |
Diz-se dos porões de certos navios, notadamente os multipurpose (multipropósito), que tem capacidade para transportar quase todos os tipos de cargas. |
Br’t fwd. - Brought Forward |
Transporte de dados na escrita |
Breakbulk |
1. Sistema convencional de transporte de carga geral. i.e. transportada solta e em volumes individuais, diferenciando-se, principalmente, de quando a mesma é transportada em containeres. 2. Sistema de inspeção de carga usado pelo superintendente de carga, quando os volumes são abertos para tal. |
Broker |
Corretor, agente intermediário. |
Brokerage Houses |
Empresas especializadas em intermediar afretamento marítimo. |
Bulk Cargo |
Carga a granel, carga solta e sem qualquer acondicionamento, podendo ser sólida ou líquida. |
Bulk Carrier |
Graneleiro, tipo de navio especializado no transporte de carga sólida a granel, possuindo para isso porões amplos, desobstruídos e de forma especial para "assentar" a carga estivada. |
Bulk Container |
Espécie de container com aberturas (escotilhas) no teto, usado para acondicionar carga sólida a granel. |
Bulk storage |
Estocagem granel. |
Bunker |
Combustível para navios, o que, no caso de navios a motor, inclui o óleo combustível e o diesel marítimo. |
Bunker Surcharge ou BAF |
Sobretaxa de combustível, adicional ao frete cobrado pelo armador dos embarcadores, em ocasiões em que os preços do combustível estão oscilantes, em termos de porcentagem sobre o mesmo. |
Bússola |
Instrumento de orientação da navegação marítima ou aérea, que aponta permanentemente para o norte magnético, auxiliando o navegador a manter o rumo da embarcação. |
C & F - Cost and Freight |
Custo e frete |
C Hook |
Gancho para içar e prender ligadas e paletes |
C.H. - Custom House |
Alfândega |
C/A - Cash Account |
Conta de caixa |
C/N - Credit Note |
Notas de crédito |
c/o - Care of |
Aos cuidados de |
c/s – Case |
Caixa |
Cabotagem |
Navegação doméstica pela costa do País. |
Cábrea |
Equipamento usado em portos para levantar grandes cargas pesadas ou materiais em obras, e que consta de 3 pontaletes unidos no topo onde recebem uma roldana por onde passa o cabo. |
CAIS |
Plataforma em parte da margem do porto de mar em que atracam os navios e se faz o embarque ou desembarque de pessoas e mercadorias. |
Calado |
Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio. |
Cambial |
Documento de troca moeda. |
Canal Bens a Declarar |
Opção escolhida pelo viajante no momento de entrada no país, ao ingressar na área de conferência aduaneira, indicando o porte de bens a declarar, com pagamento de imposto ou não. |
Canal de acesso |
Canal que liga o alto-mar com as instalações portuárias, podendo ser natural ou artificial. |
Canal do Panamá |
Canal artificial de aproximadamente 51 milhas de extensão, pelo qual os navios vindos do Atlântico ou Mar do Caribe atingem o Oceano Pacífico ou vice-versa. |
Canal Nada a Declarar |
Opção escolhida pelo viajante no momento de entrada no país, ao ingressar na área de conferência aduaneira, indicando não possuir bens a declarar, com pagamento de imposto ou não. |
CAP |
Conselho de Autoridade Portuária. Atua, juntamente com as Autoridades Portuárias, nas questões de desenvolvimento da atividade, promoção da competição, proteção do meio ambiente e de formação dos preços dos serviços portuários e seu desempenho. Essa função reguladora dos CAPs passou a ser exercida com a Lei n° 8.630/93. |
Capatazia |
É o serviço utilizado geralmente em portos e estações/terminais ferroviários, onde profissionais autônomos, ligados a sindicatos ou de empresas particulares, executam o trabalho de carregamento/ descarregamento, movimentação e armazenagem de cargas. |
Capitania dos portos |
Órgão subordinado à Diretoria de Portos e Costas, do Ministério da Marinha do Brasil, competindo-lhe a regulamentação de assuntos referentes à navegação, pesca, praias etc., com base no Regulamento do Tráfego Marítimo e nas convenções internacionais firmadas pelo país. |
Car Carrier |
Navio tipo roll-on/roll-off, especializado no transporte de automóveis, podendo também transportar outros veículos equivalentes. |
Carga frigorificada |
Aquela que, para conservar suas qualidades essenciais durante o transporte, necessita ser refrigerada, isto é, guardada sob temperatura fresca constante, acima do grau de congelamento; ou congelada, ou seja, mantida sob temperatura abaixo do grau de congelamento. As principais cargas frigorificadas são: carnes, peixes, sucos, hortaliças e frutas. |
Carga granel |
Também denominada de graneis, é aquela que não é acondicionada em qualquer tipo de embalagem. Os graneis são cargas que necessitam ser individualizadas, subdividindo-se em graneis sólidos e graneis líquidos. São graneis sólidos: os minérios de ferro, manganês, bauxita, carvão, sal, trigo, soja, fertilizantes, etc. São graneis líquidos: o petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais, etc. |
Cargo Broker |
Corretor de carga. Intermediário que faz a ligação do armador/agente marítimo com o embarcador para reserva de espaço para carga. |
Cargueiro |
O mesmo que navio de carga. |
Carr’d fwd - Carried Forward |
A transportar (escrita) |
Carrier |
Transportador |
Carrier |
1. transportador, aquele que presta serviço de transporte a outros, i.e. o armador ou, conforme o caso, o afretador. 2. Navio ou veículo destinado ao transporte de determinado tipo de carga. |
Carrier Haulage |
Transporte terrestre do armador. Diz-se de quando o armador cuidará do transporte terrestre da mercadoria até o seu destino, se assim contratado com o embarcador ou o consignatário. |
Carta náutica |
Representação gráfica das principais características de determinado trecho do mar, contendo o desenho do perfil da costa e de seus acidentes. |
Cartage |
Carreto, transporte a curta distância. |
Cavalo Mecânico |
É o conjunto monolítico formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão. Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte. |
CCA |
Carta de Correção |
CCR |
Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos – Sistema de pagamentos controlado pelos bancos centrais que abrange os países da ALADI e a República Dominicana. |
Certificado de Controle Sanitário de Bordo (CCSB) |
Documento emitido pela autoridade sanitária, de acordo com as recomendações e modelo definido no Regulamento Sanitário Internacional-RSI (2005), concedido a uma embarcação, quando evidências de risco à saúde pública foram detectadas a bordo e as medidas de controle necessárias concluídas satisfatoriamente. |
Certificado de Isenção de Controle Sanitário de Bordo (CICSB) |
Documento emitido de acordo com as recomendações e modelo definido no Regulamento Sanitário Internacional-RSI (2005), concedido a uma embarcação, que esteja livre de evidências de risco à saúde pública, durante inspeção a bordo realizada pela autoridade sanitária. |
Certificado de Origem |
Documento oficialmente válido, acreditando que as mercadorias nele amparadas são originárias de um determinado país. No Brasil são emitidos, geralmente, pela Federação das Indústrias e Associações Comerciais. |
Certificado Fitossanitário |
Certificado oficial expedido por uma autoridade sanitária competente do país de origem, no qual se faz constar que o material vegetal inspecionado está isento de pragas (no Brasil, o Ministério da Agricultura). É relacionado à Fumigação. |
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) |
Documento que comprova vacinação ou profilaxia em conformidade com as diretrizes e modelo do Regulamento Sanitário Internacional ? RSI (2005). |
Chamber of Commerce |
Câmara de Comércio, associação de importadores e exportadores com o objetivo principal de desenvolver o comércio. |
Charter |
Afretamento, aluguel de navios ou aeronaves por tempo ou viagem, mediante preço e condições estabelecidos pelo Contrato de Afretamento. |
Charter by Demise |
Afretamento de navio tripulado. |
Charter Party |
Carta partida. Documento utilizado para o afretamento de navio. |
Charter Party Bill of Lading |
Conhecimento marítimo baseado em um Charter Party. |
Chassis |
Tipo de carreta com o semi-reboque plataforma para transporte de container. |
Chemical Tanker |
Navio próprio para o transporte de produtos químicos líquidos. |
CI |
Comprovante de Importação. |
CKD |
Abreviatura de Completely Knocked Down, ou seja, carga desmontada para transporte, como máquinas e equipamentos. Usado muita na industria automotiva. |
Claim |
Reclamação, reivindicação. |
Classification Society |
Sociedade Classificadora, entidade de abrangência internacional encarregada de classificar e registrar navios de acordo com o seu tipo, construção, propulsão, maquinaria, etc., e expedir certificados de borda-livre, tanto em nome de armadores privados como de governos. Durante toda a "vida" de um navio tais entidades mantem vistorias contínuas com o objetivo de verificar se o mesmo se mantém dentro de sua classificação original. |
Clean (on board) Bill of Lading |
Conhecimento de Embarque Limpo (a bordo), diz-se de tal documento quando nenhuma ressalva ou anotação quanto ao estado da carga recebida a bordo é encontrada no mesmo, sendo o normalmente exigido pelos importadores nas cartas de crédito. |
Clearance |
Liberação, desembaraço (aduaneiro). |
Clip On |
Maquinário independente de refrigeração, utilizado acoplado aos containeres conair para manutenção de cargas sensíveis à temperatura. |
Co. – Company |
Companhia |
COD - Cash on Delivery |
Pagamento contra entrega |
Collapsible Flat |
Cabeceiras dobráveis do container flatrack. |
Collect |
Cobrança, ato de se cobrar um débito, pagamento a ser efetuado no destino da carga. |
Combi |
Tipo de aeronave mista que se aplica ao transporte de passageiros e de carga. |
Commercial Invoice |
Fatura Comercial |
Common Carrier |
Diz-se de um transportador marítimo de linha regular e assim reconhecido por todos os outros do seu ramo. |
Companhia Docas |
Companhias vinculadas ao Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Portos para gestão dos portos ainda vinculados ao governo. |
Conair |
Tipo de container frigorífico sem maquinário de refrigeração e que só pode ser utilizado com clip on ou em navios apropriados. |
Concessão |
A concessão portuária é regulamentada pela Lei nº 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, previsto no art. 175 da Constituição Federal. O Poder concedente, União, outorga a exploração econômica do porto ao estado ou município por tempo determinado, podendo ser renovável. Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido na lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato de concessão. |
Condição higiênico-sanitária satisfatória |
Aquela em que, após a análise documental e/ou o término de uma inspeção sanitária não se tenha verificado fator de risco que possa produzir agravo à saúde. |
Conference = Freight Conference |
Conferência de Frete, associação de armadores que exploram linhas regulares de navegação, com o objetivo de estabelecer regras e fixar taxas do frete iguais entre si, para cada rota em que operam. |
Conferente |
Profissional responsável pela verificação de uma conta, de mercadorias, dinheiro e outros valores no navio. |
Conhecimento de Carga |
Também conhecido como conhecimento de transporte emitido pelo transportador, define a contratação da operação de transporte internacional, comprova o recebimento da mercadoria na origem e a obrigação de entregá-la no lugar de destino, constitui prova de posse ou propriedade da mercadoria e é um documento que ampara a mercadoria e descreve a operação de transporte. |
Conhecimento de Transporte |
Documento emitido pela transportadora, baseado nos dados da Nota Fiscal, que informa o valor do frete e acompanha a carga. O destinatário assina o recebimento em uma das vias. |
Conportos |
A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis foi criada pelo Decreto 1.507 de 30 de maio 1995, alterado pelo Decreto 1.972 de 30 de julho de 1996. |
Consertador |
Profissional responsável pelo conserto da carga avariada dentro ou fora do navio. |
Consignee |
Consignatário. Pessoa física ou jurídica indicada no documento de transporte que tem o direito de reclamar os bens ao transportador, no destino. Para os efeitos legais, presume-se o proprietário da carga. |
Consolidação de Cargas |
Consiste em criar grandes carregamentos a partir de vários outros pequenos. Resulta em economia de escala no custo dos fretes. |
Consolidation |
Consiste em criar grandes carregamentos a partir de vários outros pequenos. Resulta em economia de escala no custo dos fretes. |
Container |
Contentor, grande caixa ou recipiente metálico no qual uma mercadoria é colocada (estufada ou ovada), após o que o mesmo é fechado sob lacre (lacrado) e transportado no porão, ou no convés, de um navio para ser aberto e desovado no porto ou local de destino. |
Container Lease Agreement |
Acordo de aluguel de container. Termo utilizado pelas empresas de locação de container. |
Conteinerizar |
Termo que expressa a unitização de carga em container. |
Convés |
1. Estrutura que subdivide horizontalmente a embarcação. 2. O mais alto pavimento contínuo de uma embarcação, que se estende de popa a proa e de um bordo a outro. É também chamado de convés principal, pavimento ou primeira coberta do navio. |
Correction Advise |
Aviso de correção. Aviso expedido pelo armador ao seu agente notificando alguma alteração de dados no Conhecimento de Embarque ou em outro documento vinculado ao transporte. |
CRT |
Conhecimento Internacional de Transporte Rodoviário. |
cu.ft. - Cubic Foot |
Pé cúbico |
Cubagem |
Medição especial ou cúbica da carga, que substitui o peso no cálculo do frete no cálculo do frete de cargas leves e volumosas. |
Cubagem ou Cubage |
Volume cúbico disponível para estocar ou transportar. Calcula-se o metro cúbico multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura. |
CUC - Chassis Using Charge |
Uso de Chassi (uma espécie de trailer utilizado para transporte de contêiner sobre roda) para a Movimentação de Contêineres. |
Custo Logístico |
É a somatória do custo do transporte, do custo de armazenagem e do custo de manutenção de estoque. |
Custom Broker |
Despachante aduaneiro. Pessoa ou firma encarregada de despachar (desembaraçar) as cargas junto a alfândega, tanto as de importação como as de exportação, em nome dos importadores e exportadores. |
Customs |
Alfândega, aduana, escritório ou edifício da Agência da Receita Federal no portos e aeroportos, encarregada de fiscalizar a entrada, trânsito e saída de mercadorias do país, bem como coletar impostos daí oriundos e liberar os navios e aeronaves na chegada e saída dos portos e aeroportos. |
D/A - Delivery Against Acceptance |
Entrega contra aceite |
D/D - Day's date |
Dias da data |
D/P - Delivery against Payment |
Entrega contra pagamento |
D/s -Day's sight |
Dias de vista |
Damaged |
Danificado. Diz-se da mercadoria ou sua embalagem já quando recebida nestas condições para embarque ou quando se constata o dano somente no desembarque da mesma. |
Dangerous Goods |
Carga perigosa. p. ex. explosivos, inflamáveis, corrosivos, etc. para cujo manuseio e transporte existe uma série de regulamentos internacionais. |
DARF |
Documento de Arrecadação de Receitas Federais. |
DDF - Documentation Fee (Destination) |
Taxa de Documentação - Destino - Para criação e processamento dos documentos de transporte. |
Deadline |
Prazo limite para depositar os contêiners a serem embarcados. |
Deck |
Convés. Piso dos navios. |
Declaração de Importação - DI |
É o meio para processar o despacho de importação, registrado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). |
Declaração Marítima de Saúde |
Documento contendo informações sobre a identificação da embarcação, a viagem e a saúde dos viajantes, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional - RSI (2005), |
Del’y – Delivery |
Entrega |
Demurrage |
1. sobrestadia, multa ou indenização paga pelo afretador ao armador, por ter o primeiro ultrapassado o prazo estipulado num Contrato de Afretamento por viagem, para as operações de carregamento e/ou descarga do navio. 2. Tal retenção do navio no porto por tempo além do concedido para carregamento ou descarga. |
Depósito Alfandegado |
Armazém privado, autorizado pela RFB - Secretaria da Receita Federal do Brasil, utilizado para guarita de mercadorias não nacionalizadas. |
Dept. – Department |
Departamento, seção |
DES - Special Drawing Rights (IMF) |
Direitos especiais de saque (FMI) |
Desconsolidação |
O ato de separar, ou seja, desdobrar um documento principal em vários outros secundários ou ainda, segregar uma carga em vários lotes (HAWB ou HBL). |
Desembaraço |
Autorização pela autoridade aduaneira de saída da mercadoria para o exterior, no caso de exportação, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importação. |
Desembaraço Aduaneiro |
Ato final do Despacho Aduaneiro, após a liberação alfandegária. |
Desinfecção |
Procedimento utilizado para eliminar, ou inativar, microorganismos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos, por meio de exposição direta a agentes químicos ou físicos. |
Desinfecção de alto nível |
Processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos de objetos inanimados e superfícies, exceto um número elevado de esporos bacterianos. |
Despachante |
Agente que trata do desembaraço das mercadorias junto aos órgãos alfandegários. |
Despachante aduaneiro e seus ajudantes |
São aqueles que podem praticar em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias, inclusive bagagem de viajante, transportados por qualquer via, na importação ou na exportação. |
Despacho Aduaneiro |
Procedimento que tem por finalidade verificar a exatidão dos dados declarados pelo exportador ou importador em relação à mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e à legislação vigente, com vistas ao desembaraço. Em virtude do desembaraço é autorizada a saída da mercadoria para o exterior, no caso de exportação, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importação. |
Despacho de Bens Integrantes de Bagagem |
Tem por finalidade verificar a exatidão dos dados declarados pelo viajante em relação aos bens, aos documentos apresentados e à legislação vigente, com vistas ao desembaraço. |
Despacho de Exportação |
É o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior. |
Despacho Importação |
É o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. |
DI (Declaração de importação) |
Documento-base do despacho de importação que deve conter a identificação do importador, a classificação, o valor aduaneiro e a origem da mercadoria, dentre outras informações. |
Dique |
Compartimento escavado junto a portos, à beira do mar, próprio para receber embarcações que necessitam de limpeza ou reparação. 2. Construção destinada a represar águas correntes. |
Disct. – Discount |
Descontos |
Do. – Ditto |
Idem |
Docas ou Docks |
É o local intermediário que as mercadorias ficam entre a expedição e os transportes (vários modais), a fim de facilitar e agilizar a operação de carregamento e descarregamento. |
DOCS - Documentation Fee |
Taxa de Documentação para o regsitro dos documentos. |
Door to Door |
Serviço no qual a carga é coletada na porta do embarcador e entregue na porta do comprador. Porta a porta. |
Doz - Dzn – Dozen |
Dúzia |
DPC |
Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil. |
Draft |
1. calado, a distância graduada em metros (ou decímetros) ou pés (e polegadas), medida da quilha do navio a linha d´água observada no momento de sua leitura. 2. Tal distância assim graduada em escala própria, indicando a capacidade de imersão do casco do navio. 3. Espelho de documentos a serem confeccionados. Ex: B/L; faturas etc. |
Draga |
Embarcação apropriada que serve para limpar o fundo dos rios, mares, lagos etc., de depósitos, entulhos, lama, lodo, etc, em águas pouco profundas, ou para extrair quaisquer objetos que tenham submergido. |
Dragagem |
Serviço de escavação nos canais de acesso e áreas de atracação dos portos para manutenção ou aumento da profundidade. |
Drawback |
O regime aduaneiro especial de drawback consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados, ou nacionais, para utilização em produto exportado. O mecanismo funciona como um incentivo às exportações, pois reduz os custos de produção de produtos exportáveis, tornando-os mais competitivos no mercado internacional. |
Dry-Cargo Container |
Tipo de container convencional, usado para carga seca, nas medidas de 20’ e 40’. |
DSE |
Declaração Simplificada de Exportação, utilizada na exportação de mercadorias cujo valor total seja igual ou inferior a US$ 50,000.00; na exportação temporária; e na bagagem desacompanhada de viajantes. |
DSE |
Declaração Simplificada de Exportação. |
DSI |
Declaração Simplificada de Importação, utilizada na importação de mercadorias cujo valor total seja igual ou inferior a US$ 3,000.00; na admissão temporária; e na bagagem desacompanhada de viajantes. |
DSI |
Declaração Simplificada de Importação. |
DTA |
Documento de Trânsito Aduaneiro, fornecido pela alfândega. Possibilita o transporte da mercadoria entre a zona primária do cais até o porto-seco e vice-versa. |
Duto |
Tubulação que tem por finalidade conduzir vários tipos de graneis sólidos, líquidos ou gasosos: mineroduto - quando transporta minérios; oleoduto ? quando transporta óleo; gasoduto - quando transporta gás. |
Duty (pl. duties) |
1. Obrigação, dever, taxa |
DUV |
Documento Único Virtual do Sistema Concentrador de Dados é o documento que contém todas as informações referentes ao processo realizado para uma estadia de uma embarcação em um porto marítimo. DUV é constituído por diversas "partes" (janelas) que serão preenchidas por diversos atores em momentos diferentes e específicos. |
DwT - Dead Weight |
Peso morto |
e-DBV |
Declaração Eletrônica de Bens do Viajante. |
E.T.A (Estimated Time of Arrival) |
Expressão do transporte marítimo, que significa horário estimado e dia da atracação do navio. |
EADI |
Estação Aduaneira Interior. Recinto alfandegado secundário, de uso público, implantada em regiões estratégicas do país, com intuito de descongestionar as zonas primárias (Portos, Aeroportos e Fronteiras). |
EDI |
Eletrônica Data Interchange - Troca Eletrônica de Dados. |
Embalagem ou Package |
Envoltório apropriado, aplicado diretamente ao produto para sua proteção e preservação até o consumo/utilização final. |
Embarcação |
Qualquer construção que se destina à navegação marítima, fluvial ou lacustre. A embarcação é um navio, barco ou qualquer flutuante destinado à navegação. Sujeita à inscrição no órgão de autorização marítima e suscetível ou não de se locomover na água, por meios próprios ou não, transportando e/ou abrigando pessoas e/ou cargas. Incluem-se nesta definição as plataformas habitadas constituídas de instalação ou estrutura, fixa ou móvel. |
Embarcação arribada |
Embarcação que entra num porto ou local não previsto ao empreender a viagem, isto é, que não seja o porto de escala nem o de destino, considerando-se também arribada a embarcação que regressar ao porto de partida sem concluir a viagem iniciada. |
Embarcação existente |
Um navio ou embarcação cujo assentamento da quilha ou fase de construção equivalente se tenha verificado antes de 1 de Julho de 1998. |
Embarcação nova |
Um navio ou embarcação cuja quilha esteja assente ou que se encontre em fase de construção equivalente em 1 de Julho de 1998 ou após essa data, devendo entender-se por fase de construção equivalente a fase em que se inicia a construção identificável com um navio ou embarcação específica e já começou a montagem desse navio, compreendendo pelo menos 50 t ou 1% da massa estimada de todos os elementos estruturais, consoante o que for menor. |
Embarcação tramp |
Geralmente, são embarcações com velocidade de 15 nós e pouco aparelhamento para movimentação de carga. Em linguagem marítima significa navio independente sem linha regular de navegação; navio a frete; navio que fica pelos mares, enquanto seus proprietários, através de corretores procuram serviços para ele na bolsa de afretamento. |
EMF - Equipment Management Fee – |
Taxa de Gerenciamento de Equipamentos, para serviços extras que estejam relacionados a equipamentos, poe exemplo: entrega de lacres de contêiner de alta segurança. |
Endorsement |
Endosso, transferência de propriedade, título ou dinheiro através de assinatura no verso de um documento. |
Entreposto aduaneiro |
Do francês entrepot, indica mais propriamente o armazém onde se depositam as mercadorias em trânsito, baldeadas ou que vão ser reexportadas. 2. Regime especial que permite a importação de mercadoria estrangeira para armazenamento em recinto alfandegado de uso público, com suspensão do pagamento dos impostos. |
EOE - Errors and Omissions Excepted |
Salvo erro ou omissão |
ERS - Emergency Risk Surcharge |
Sobretaxa de Risco Emergencial, são custos adicionais assumidas pela operadora de transporte ao transportar cargas em regiões perigosas, incluindo aquelas que estão ameaçadas por riscos de segurança, violência ou atividade de pirataria. A taxa cobre custos com combustível naval extra (devido a maiores extensões percorridas e/ou a navegação em velocidade mais rápida), cobertura de seguro e medidas de segurança adicionais. |
Escala |
Diz-se da parada temporária de um navio durante uma viagem, a fim de efetuar embarque de passageiros ou operações diversas. |
Estadia |
É o tempo gasto por uma embarcação para executar operação em uma área portuária, envolvendo desde a sua chegada (ao largo, fundeio, atracação) as operações propriamente ditas num berço ou fundeio (Carga/Descarga, Embarque/Desembarque, Manutenção, Abastecimento, Arribada, Reatracação) e sua saída (Desatracação, ao largo). |
Estaleiro |
Lugar onde se constroem, fazem manutenção e reparos de navios. |
Estibordo |
Lado direito do navio. |
Estiva |
1. Todo o fundo interno de um navio, da proa à popa; a primeira camada de carga que se coloca em um navio, geralmente, a mais pesada; contrapeso que se põe no navio para equilibrá-lo e não descair para o lado mais carregado. 2. O serviço de movimentação de mercadoria entre o porão do navio e o convés, e vice-versa. Tal serviço é realizado por profissional pertencente ao Sindicato dos Estivadores. |
Estivador |
Profissional que trabalha na carga e descarga de navios; o que dirige a carga e a descarga de navios por conta própria ou de casa comercial. |
ETA (Estimated Time of Arrival) |
Data estimada ou prevista da chegada de um navio no porto ou de uma aeronave no aeroporto. |
Etapa |
Fases da estadia de uma embarcação em um porto: a) ao largo entrada; b) fundeio; c) atracação; d) operação (no berço ou no fundeio); e) desatracação; f) ao largo saída. |
ETD (Estimated Time of Departure) |
Data estimada ou prevista da saída de um navio no porto ou de uma aeronave no aeroporto. |
ETS |
Expressão do transporte marítimo, que significa dia da saída (zarpar). |
ETS (ETD) |
Prefixo usado para significar “a partir de”. |
Ex-Tarifário |
É um mecanismo para redução de custo na aquisição de bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT). Ele consiste na redução temporária do imposto de importação desses bens (assinalados como BK e BIT, na Tarifa Externa Comum do Mercosul), quando não houver a produção nacional. |
Exigência |
Informações e ou ações corretivas solicitadas pelos órgãos anuentes, obrigatórias, para que estes órgãos forneçam anuência. |
Exportação temporária |
É o regime aduaneiro que permite a saída de mercadorias do País, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, condicionada ao seu retorno em prazo determinado, no mesmo estado em que foram exportadas. |
F.a.a. - Free of Average |
Livre de qualquer avaria |
F.I.O. - Free in and out |
Livre de despesas de carga e descarga |
F.p.a. - Free of particular average |
Livre de avaria particular |
Faixa do cais |
Denomina-se o local adequado para receber a atracação de uma embarcação. |
Far East |
Extremo Oriente |
FAS - free alongside ship |
Posto junto ao costado do vapor |
Fauna sinantrópica |
Espécies animais que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. |
Fauna sinantrópica nociva |
Fauna sinantrópica que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública. |
FCL |
Full container load ou contêiner completo. Usa-se para designar o transporte House to House. |
FCR |
Forwarder Certificate of Receipt ou Certificado de Recebimento do Agente de Transportes. |
Fee |
Comissão (agent fee), honorário. |
Feeder |
Serviço marítimo de alimentação do porto hub ou de distribuição das cargas nele concentradas. O termo feeder também pode se referir a um porto secundário (alimentador ou distribuidor) em determinada rota. Cabe salientar que um porto pode ser hub para determinadas rotas de navegação e feeder para outras. |
Feeder ship |
Navio de abastecimento. |
FEU |
Forty-foot equivalent unit. Nome dado a um contêiner de 40’. |
Fiel depositário |
Responsável pela mercadoria dentro da zona portuária. |
FIO |
Free In and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador. |
Flag |
1. Bandeira, pavilhão. 2. A nacionalidade de um navio ou de uma aeronave em relação à bandeira que ostente. |
Flat Rack |
Tipo de container aberto, possuindo apenas paredes frontais, usado para cargas compridas ou de forma irregular as quais, de outro modo, teriam de ser transportadas soltas em navios convencionais. |
Forwarder |
Transitário, despachante; (freight forwarder - agente de carga). |
Free Port |
Porto livre. Porto onde as mercadorias podem transitar livremente. I.e.: livres de impostos aduaneiros. |
Freight Collect |
Frete a cobrar, ou seja, a pagar. Pode ser pago em qualquer lugar, porém, em regra, é pago no destino. |
Freight Forwarders |
Agente de Carga; Transitários de Carga. |
Freight Payable at Destination |
Semelhante ao freight collect, porém, só pode ser pago no destino. |
Freight Prepaid ou Freight Paid |
Frete pré-pago ou frete pago. Diz-se do frete, em regra, pago na origem, por ocasião do embarque dos bens. |
Freighter |
Navio cargueiro |
ft. - Foot – Feet |
Pé, pés |
Full Set |
Jogo completo. p.ex. de vias de um documento. |
Fumigação |
Tratamento Fitossanitário de embalagens de madeira (caixas, pallets, suportes, etc.) utilizadas no comércio internacional para controle de pragas florestais quarentenárias, regulamentado pela NIMF 15. É realizado utilizando o Brometo de Metila (representado mundialmente pela sigla MB) ou Tratamento Térmico (representado pela sigla HT). |
Fundeadouro de Inspeção Sanitária |
Ponto a ser definido na carta náutica, ouvidas as autoridades marítima e sanitária e, quando for o caso, a autoridade portuária. |
Fundear |
Ancorar, manobra de lançar uma âncora ao fundo, para com ela manter o navio seguro por meio de sua amarra. 2. Surgir num porto ou baía. |
Fundeio |
Ato de ancorar o navio em área de aguardo para atracação. |
fwd – forward |
Remeter |
gal. - gall. – gallon |
Galão |
Gateway |
Portão de entrada / saída. Diz-se do ponto (porto,aeroporto ou fronteira ) de embarque. |
General Cargo |
Carga geral, carga seca embalada em volumes. p.ex. sacaria, caixas, fardos, etc., podendo ser transportada solta, paletizada ou unitizada em container. |
Goods |
Mercadoria, produto, a carga transportada ou a ser transportada, da qual, em direito marítimo, excluí-se animais vivos e carga estivada no convés, sem autorização do embarcador, no Conhecimento de Embarque. |
gr. – Grame |
Grama, bruto ou grão |
Gross weight |
Peso bruto, peso sem deduções. i.e. incluído a embalagem (ou invólucro) mais o conteúdo, ou então o veículo mais a carga. |
Guarda Portuária |
Responsável pela segurança da área portuária. |
h. – hour |
Hora |
Handling |
Manuseio |
Handling charge |
Despesas de manuseio ou movimentação de carga. |
HAWB (House Airway Bill) |
Conhecimento Aéreo emitido pelo Consolidador da carga. |
Hazardous |
Perigoso, arriscado, prejudicial. |
Hinterland ou Hinterlândia |
É o potencial gerador de cargas do porto ou sua área de influência terrestre. |
House |
Expressão que se usa para container, indicando que ele será ovado ou desovado na casa do embarcador ou consignatário. |
House Bill of Lading ou House B/L |
Conhecimento Marítimo emitido por um freight forwarder (transitário de carga). |
Hub |
Ponto central para coletar, separar e distribuir para uma determinada área ou região específica. |
Hub Port |
Porto de transbordo, aquele porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. |
IACS (International Association of Classification Societies): |
Associação Internacional das Sociedades Classificadoras, órgão cujos membros são as principais sociedades classificadoras do mundo e o qual representa seus interesses a nível internacional. |
IATA (International Transport Association ) |
Associação Internacional de Transporte aéreo, órgão que regulamenta e coordena o serviço de transporte aéreo mundialmente. |
IBAMA |
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. |
ICC (International Chamber of Commerce) |
Câmara Internacional de Comércio. |
IHE - Export Inland Haulage |
Serviço de fornecimento de transporte de exportação terrestre a partir das instalações do cliente até o porto de carregamento. |
IMO (International Maritime Organization) |
Atualmente denominada IMCO, organização intergovernamental encarregada de promover a segurança no mar, a eficiência da navegação e prevenir a poluição marinha, entre outras coisas. |
Import License |
Licença de Importação, documento expedido pelas autoridades de importação de um país, autorizando o importador a realizar a sua operação. |
in. – Inch |
Polegada |
Inbound |
Vindo para dentro, de chegada (navio, etc.) |
Inc. – Incorporated |
Incorporada |
Incoterms |
São as condições de comercialização fixadas por regras internacionais definidas pela Câmara de Comércio Internacional CCI (International Chamber of Commerce-ICC). Essas regras ou termos são representados por meio de siglas formadas por três letras e definem direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador com relação a fretes, seguros, movimentação em terminais, liberação em alfândegas e obtenção de documentos de um contrato internacional de venda de mercadorias. |
Inland |
Transporte realizado internamente no país. |
ins. – Insurance |
Seguro |
Inspeção Sanitária |
Investigação no local, da existência ou não, de fatores de risco, que poderão produzir agravo à saúde individual ou coletiva, ou ao meio ambiente, incluindo a verificação de documentos. |
Inspection |
Inspeção |
inst. – Instant |
Do corrente mês |
Insulated Container = Refrigerated Container |
Container refrigerado ou frigorífico, tipo de container isolado e equipado com motor de refrigeração, usado para o transporte de cargas frigoríficas ou perecíveis. p. ex. carne, pescado frutas, etc. |
Insurance |
Seguro. O contrato ou o risco assumido pelo segurador mediante o pagamento de um prêmio pelo segurado. |
Interface |
Denominação dada ao contato entre duas modalidades de transporte (rodovia-ferrovia). Diz-se que a interligação dos sistemas de transportes é feita nos interfaces e terminais. |
Intermodal Transport |
Transporte intermodal, um único serviço prestado por diferentes meios ou veículos. Por exemplo: transporte rodo – marítimo. |
inv. – Invoice |
fatura |
ISO (International Standards Organization) |
Organização internacional que estabelece normas e padrões técnicos seguidos internacionalmente como, por exemplo, as medidas legais dos contêiners no comércio mundial. |
ISPS - Fee for the Security in the Port |
Taxa que visa pela segurança de navios e instalações portuárias. |
ISPS Code |
O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês), é uma norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento. As medidas foram adotadas depois dos atentados de 11 de setembro em Nova York. Por exigência dos Estados Unidos, os portos do mundo todo tiveram que adotar medidas especiais de segurança mais rígidas. No Brasil as inspeções dos terminais e a concessões dos certificados são responsabilidade da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), seguindo o código internacional passado pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). |
Kg. – kilogram |
Quilograma |
l.t. - Lon ton |
Tonelada Inglesa (1016 kgs) |
L/C - Letter of Credit |
Carta de Crédito: ordem de pagamento que o importador contrata junto a um banco, a favor do exportador. |
Lading (loading) |
Carregamento, embarque de carga. |
Landing |
1. desembarque (de pessoas). 2. descarga (de mercadorias). |
LARGO |
Mar alto. Toda porção de mar que está fora da vista da terra. Diz-se que uma embarcação nessa situação está ao largo. |
Lashing |
1. peação, amarração firme da carga no convés ou porão do navio ou aeronave, para que esta se mantenha segura durante a viagem. 2. material usado para tal fim. |
Lastro |
Expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga; no transporte ferroviário significa camada de substâncias permeáveis como areia, saibro ou pedra britada, posta no leito das estradas de ferro e sobre a qual repousam os dormentes. |
Lay day = Laytime |
Estadia, tempo de estadia, o prazo estipulado numa operação de afretamento por viagem, durante o qual o afretador deverá realizar normalmente as operações de carregamento ou descarga do navio, sem ter que pagar sobrestadia ao armador. |
lb. – Pound |
Libra |
LCL - Less Than Container Load |
"Menos que uma carga de container", porém o termo é usado quando o container é estufado parcialmente pelo armador com o lote do embarcador (junto com outros), e desovado no destino também pelo armador, sendo os custos em ambos os casos por conta do embarcador e consignatório, respectivamente. |
Légua marítima |
Antiga medida náutica, equivalente a 5.555,50 metros e que corresponde à vigésima parte do grande meridiano terrestre. |
LI |
Licença de Importação, documento expedido pelas autoridades de importação de um país, autorizando o importador a realizar a sua operação. |
Liner Terms |
Termo de contrato de transporte marítimo pelo qual o frete inclui todas as despesas de carregamento, estiva e descarga de mercadoria, ou seja , tudo isso por conta do armador. |
Lingada |
A porção de objetos que é içada ou arriada de uma só vez, conduzida em cada movimento do guindaste ou equipamentos de idênticas funções, a exemplo: ponte rolante, cábrea, pau de carga etc. A porção de objetos é geralmente de forma homogênea. |
Livre Prática |
Autorização dada pela ANVISA a uma embarcação procedente ou não do exterior a entrar em um porto do território nacional e iniciar as operações de embarque e desembarque de cargas e viajantes. |
Lloyd´s |
Entidade seguradora inglesa de abrangência internacional, fundada em 1688 pela associação de seguradores marítimos os quais se reuniam no Lloyd´s Coffe House, daí o seu nome. |
Loading |
Carregamento, embarque de carga. |
Longo curso |
Diz-se da navegação que proporciona contato entre países. Por isso, costuma-se dizer mercadorias de longo curso, tarifas de longo curso, transporte de longo curso etc. |
Ltd. – Limited |
Limitada |
m. – mile |
Milha ou minuto |
m.s. – Motor Ship |
Navio motor |
m.t - Motor tanker |
Navio tanque |
m.v. - Motor Vessel |
Navio motor |
m/s - Months sight |
Meses de vista |
M/V - Motor Vessel |
Navio a motor, se diz de um navio movido a motor de combustão interna (diesel), para diferenciá-lo daquele movido a vapor ou turbina. |
Manifesto (de carga) |
Documento que acompanha a carga, individualizando e quantificando-a. O manifesto registra o transporte de mercadorias por qualquer via, contendo a identificação do veículo e sua nacionalidade, o local de embarque e o de destino das cargas, o número do conhecimento de embarque (Bill of lading), contém a quantidade, a espécie, as marcas, o número e o peso dos volumes, a natureza das mercadorias, o consignatário de cada partida, a data do seu encerramento e o nome e a assinatura do responsável pelo veículo. |
Maré |
Movimento periódico de elevação e queda do nível das águas do mar gerado, sobretudo, pela atração do sol e, principalmente, da lua (que, por estar mais perto da Terra, exerce mais que o dobro da atração do sol, embora tenha uma massa incomparavelmente menor que a do astro). Durante um dia lunar (24 horas e cinqüenta minutos), há duas marés altas e duas baixas e o horário em que ocorrem varia segundo a passagem da lua pelo meridiano correspondente, o que em geral ocorre cerca de cinqüenta minutos mais tarde a cada dia. |
Marinha Mercante |
Diz-se da totalidade de navios particulares a serviço do comércio internacional ou de um só país. |
Maritime |
Marítimo, relativo ao mar ou ao que está próximo ao mar. |
MAWB |
Master Airway Bill – Conhecimento Aéreo emitido pela Cia. Aérea ao agente de carga. |
Mdse – Measurement |
Medida |
Memo – Memorandum |
Memorando |
Mfg. – Manufacturing |
Manufatureira |
Milha |
A milha marítima é a unidade de distância equivalente ao comprimento de um arco de um minuto do meridiano terrestre. Seu valor, com ligeiro arredondamento, foi fixado em 1.852 metros pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. |
MMC - Merchant Marine Comission |
Comissão de Marinha Mercante |
MMS – Manuscript |
Manuscrito |
Modais |
São os tipos/meios de transporte existentes. São eles ferroviário (feito por ferrovias), rodoviário (feito por rodovias), hidroviário (feito pela água), dutoviário (feito pelos dutos) e aeroviário (feito de forma aérea). |
Moega |
Denominação dada a uma instalação portuária especialmente aparelhada para a movimentação de determinados graneis sólidos. A moega tem um formato próprio para receber e destinar graneis sólidos às correias transportadoras, vagões ou caminhões. a) longo curso - a realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. b) cabotagem - a realizada entre portos ou pontos do território brasileiro utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores. |
MR - Mate's Receipt |
Recibo de bordo |
Mt. – Meter |
Metro |
NA - Not Available |
Não disponível |
Navegação de apoio marítimo |
É a realizada para o apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na Zona Econômica, que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos. |
Navegação de apoio portuário |
Aquela realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários, para atendimento a embarcações e instalações portuárias. |
Navegação de cabotagem |
é aquela realizada entre os portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou estas e as vias navegáveis interiores. |
Navegação de interior |
Realizada nas hidrovias interiores, rios, lagos, canais, lagoas, baías, angras, enseadas e áreas marítimas consideradas abrigadas. |
Navegação de longo curso |
navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. |
Navegação mar aberto |
Realizada em águas marítimas consideradas desabrigadas, podendo ser: 1. Longo curso 2. Cabotagem |
NCM |
Nomenclatura Comum do Mercosul, é uma nomenclatura unificada desenvolvida para ser adotada entre os países membros do Mercosul e criada com base no Sistema Harmonizado, na qual todo produto importado ou exportado deve ser classificado, individualmente. |
Net Weight |
Peso líquido da mercadoria. |
NF - No Funds |
Sem fundos |
NM |
Nautic Mile ou Milha Marítima. |
Nó |
Medida de velocidade correspondente a uma milha por hora (1.852 metros/hora). |
Not Negotiable Copy |
Cópia não negociável do conhecimento de embarque original. |
Notificação de Doenças ou Agravos |
Comunicação da ocorrência de doenças ou agravos à saúde, feita à autoridade sanitária para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. |
NVOCC |
Non Vessel Operating Common Carrier, Operador de Transporte, não Armador, que emite conhecimento de embarque próprio, trabalha na exportação para um país, atendendo aos embarcadores de pequenos volumes. Para que o NVOCC estrangeiro possa opera no Brasil, na importação, é necessário que ele nomeie um Agente Desconsolidador de carga marítima como seu representante no país. Para obter o registro de NVOCC e de seu respectivo Agente Desconsolidador, deve-se efetuar o cadastramento no Departamento de Marinha Mercante ? DMM, por meio do sistema MERCANTE. (Não há uma legislação específica para o NVOCC no Brasil, há apenas uma Resolução da antiga SUNAMAM, nº 9.068/1986, que o reconhece). |
Ocorrência |
Fato ou circunstância fortuita que venha ocorrer em uma embarcação durante sua estadia em um porto ou na área portuária. |
ODF - Documentation Fee – Origin |
Taxa de Documentação - Origem - Para criação e processamento de todos os documentos de transporte padrão. |
OGMO |
Órgão Gestor de mão-de-obra. Sua instituição em cada porto organizado é obrigatória, de acordo com a Lei 8.630. Responsável por administrar e regular a mão de-obra portuária, garantindo ao trabalhador acesso regular ao trabalho e remuneração estável, além disso, promove o treinamento multifuncional, a habilitação profissional e a seleção dos trabalhadores. As despesas com a sua manutenção são custeadas pelos operadores portuários, e os recursos arrecadados devem ser empregados, prioritariamente, na administração e na qualificação da mão-de-obra portuária avulsa. |
OHC - Handling Charge – Origin |
Taxa de manuseio no Terminal/Porto de origem. |
OK - Okay - All Correct |
Certo - Visto - Aprovado |
On Carriage |
Num conhecimento de Embarque, significa um transporte adicional àquele ora sendo contratado; transbordo. |
Open Top Container |
Tipo de container sem teto, o qual é coberto com lona, usado para cargas cuja altura excede aquela de um container convencional ou que só possam ser carregadas do alto. |
Operação |
Conjunto de todas as ações para realizar a passagem da mercadoria (carga/descarga no berço ou fundeio) desde o transporte marítimo até o transporte terrestre e vice-versa. |
Operador Portuário |
Entidade que se credencia no porto para atender os navios e requisitar os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). Pessoa jurídica préqualificada para a execução da operação portuária na área do Porto Organizado. |
ORC - Origin Receiving Charges |
Taxa de Origem, aplicada com maior frequencia pela China. |
OTA - Transport Arbitrary – Origin |
Custo por algum incidente no porto de origem. |
OTM |
Operador de Transporte Multimodal. |
Ovação |
Ato de colocar carga em contêiner. |
Owner: |
Armador. |
Oz – Ounce |
Onça (28 gramas) |
p.m. - post Meridiem |
Depois do meio dia |
P.O. - post Office |
Correio - vale postal |
P.O.Box |
Caixa Postal |
p.p. - Per Procuration |
Por procuração |
p/a - p.a. |
Por ano |
PA - power of Attorney |
Procuração legal |
Packing List |
Romaneio, relação de mercadorias ou volumes. |
Padrões de potabilidade da água |
Parâmetro fixado pela legislação sanitária federal pertinente que determina as quantidades limite de diversos elementos que podem ser tolerados nas águas de abastecimento, para preservar a saúde da população. |
PAE - Port Additionals / Port Dues – Export |
Adicional/Sobretaxa Portuária - Exportação. Despesas Portuárias que são adiantadas pela empresa de transporte, para economizar tempo, e depois faturadas ao importador. |
Pallets |
Denominação dada a um estrado de madeira usado na movimentação e empilhamento de mercadorias; tabuleiro. Caracteriza-se também como um acessório de dimensões definidas, dotado de dispositivo de apoio para o garfo das empilhadeiras e conexão com os lingados, utilizado para o acondicionamento de diversos tipos de cargas, possibilitando o seu manuseio de forma unitizada. |
Panamax |
Nome que se dá ao navio graneleiro ou navio-tanque, cujas dimensões (275 metros de comprimento) permitem seu trânsito no canal do Panamá. |
Payload |
Capacidade útil de carga, a capacidade comercial de um navio, aeronave, porão ou de um container. |
pc - Per cent |
Por cento - peça |
PCC |
Pure car carrier. Navios que só carregam carros. |
pd – Paid |
Pago |
Pé |
Unidade de medida linear anglo-saxônica equivalente a 12 polegadas ou a 30,48 centímetros. |
Peação |
Fixação de cargas a bordo do veículo ou em container, utilizando-se de materiais diversos. |
Perishable |
Perecível |
Pesagem |
Serviço especial que o porto presta aos seus usuários, que consiste na pesagem de volumes por unidade ou de carga a granel, transportados por caminhões ou vagões. |
Phytosanitary Certificate |
Certificado fitossanitário |
Pick up |
1. Termo usado pra definir o recebimento de um ou mais containeres pelo armador da companhia locadora após a firmação do contrato de arrendamento. 2. Coleta |
Píer |
Plataforma enraizada em terra, ou em um quebra-mar, acostável em um ou em ambos os lados (interna ou externamente), para funcionar como cais. É um cais, não paralelo à linha de costa, mas a ela perpendicular, ou com ela formando um ângulo, oferecendo a vantagem de permitir atracação pelos dois lados. |
pkg – package |
volume - pacote |
PN - Promissory Note |
Nota promissória |
Polegada |
Unidade de medida inglesa equivalente a 25.3995 milímetros ou, por aproximação, a 25,4 milímetros. |
Popa |
Parte posterior do navio. |
Porteiner |
Equipamento automático para movimentação de contêineres. |
Porto de controle sanitário |
Porto estratégico do ponto de vista epidemiológico e geográfico, localizado no território nacional, onde se desenvolvem ações de controle sanitário. |
Porto Organizado |
É o porto construído e aparelhado para atender às necessidades da navegação e da movimentação e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob a jurisdição de uma autoridade portuária. As funções no porto organizado são exercidas, de forma integrada e harmônica, pela a Administração do Porto, denominada autoridade portuária, e as autoridades : aduaneira, marítima, sanitária, de saúde e de polícia marítima. |
Porto Seco |
É um terminal alfandegário que tem a função de facilitar o despacho aduaneiro de importação e exportação longe do litoral. |
Power of Attorney |
Procuração, instrumento legal autorizando alguém (ou uma empresa) a agir como procurador ou agente em nome de outro. |
PP (ANVISA) |
Posto Portuário. |
Prancha de carregamento |
Faz parte das normas de operação dos portos, e significa a tonelagem mínima estabelecida que será operada num período de seis horas. |
Praticagem |
Componente das despesas com entrada e saída dos navios - Dispêndios com o pagamento dos serviços de condução de navios no canal de acesso e manobras nas bacias de evolução e atracação das embarcações em águas restritas e vice-versa. Nestes serviços estão incluídos o transporte de autoridades em lanchas especiais. |
Prático |
Profissional especializado, com grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e de condução e manobra de navios, bem como das particularidades locais, correntes e variações de marés, ventos reinantes e limitações dos pontos de acostagem e os perigos submersos ou não. Assessora o comandante na condução segura do navio em áreas de navegação restrita ou sensíveis para o meio ambiente. |
Pre-stacking |
Pré-empilhamento de containers, para prepará-los para embarque. |
PREPS |
Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite para fins de monitoramento, gestão pesqueira e controle das operações da frota pesqueira permissionada pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República - SEAP/PR. |
Pró-forma |
Documento preparado pelo agente contendo uma estima de custo que o armador terá com a escala de seu navio no porto e a ele enviado para estudos. |
Proa |
Parte anterior do navio. |
Procedência da embarcação |
Último porto de escala de uma embarcação antes da sua chegada ao Porto de Controle Sanitário de destino. |
Procuração Eletrônica |
Procuração digital disponibilizada pela RFB no portal e-CAC. |
Procuração ou mandato |
É o ato pelo qual o interessado (outorgante) nomeia alguém de sua plena confiança (procurador), para praticar determinados atos em seu nome. |
Proforma |
1. Documento preparado pelo agente contendo uma estimativa de custo diverso, que o armador terá com a escala de seu navio no porto e a ele enviado para estudos. 2. Qualquer outro documento estimativo e provisório ao definitivo. |
Provisão de bordo |
Alimentos (Sólidos e Líquidos) a bordo de uma embarcação para consumo dos tripulantes e passageiros. |
Provisão do navio |
Custo previsto da estadia do navio no porto. |
prox. – Next |
Próximo futuro |
Prumo |
Dispositivo para determinar a profundidade da água onde está a embarcação e, às vezes, a natureza do fundo. |
PSI |
Sigla de pre-shipment inspection (inspeção pré-embarque). |
PSI - Port Security Charge - Import |
Serviço de Segurança Portuária - Importação - Visa manter a segurança portuária em conformidade com o Código Internacional de Segurança de Instalações Portuárias e Navais (ISPS Code, International Ship and Port Facility Security Code), que é um conjunto abrangente de medidas para aprimorar a segurança dos navios e das instalações portuárias. |
pt. – Part |
Parte peça |
Purchase |
Compra, aquisição de um produto ou o produto adquirido. |
Purchase |
Compra |
Purchase Order |
Ordem de Compra. |
Quality Certificate |
Certificado de Qualidade, documento emitido pelo superintendente de carga, certificando à parte interessada, a realização do controle e apuração da qualidade da mercadoria embarcada ou descarregada. |
Quarentena |
Significa a restrição das atividades e ou a separação das demais pessoas que não estão doentes, mas a respeito das quais se suspeita, de forma que se previna a possível propagação da infecção ou contaminação. |
Quilha |
Peça disposta em todo o comprimento do casco no plano diametral, na parte mais baixa da embarcação; constitui a "espinha dorsal" do navio. Nas dosagens e nos encalhes, a quilha suporta os maiores esforços. |
Rateiras ou ratoneiras |
Equipamentos que têm como finalidade evitar o deslocamento de roedores entre uma embarcação e seu atracadouro ou vice e versa. |
RE |
Registro de Exportação – Registro informatizado elaborado no Siscomex que aglutina num único documento as informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal relativas a uma exportação. |
re. – Regarding |
com referência a |
Reatracação |
Ato de novamente atracar em um cais do porto, após a desatracação. |
Rebocador |
Pequena embarcação utilizada para rebocar navios ou manobrá-los com segurança em áreas dos portos. |
Rebocagem |
Serviço de auxílio à condução de navios praticado por barcos rebocadores, em geral de pequeno tamanho e grande robustez, com elevada potência de máquina e boa mobilidade. |
Reboque ou bi-trem |
É o conjunto monolítico formado pela carroceria com o conjunto de dois eixos e pelo menos quatro rodas. É engatado na carroceria do caminhão para o transporte, formando um conjunto de duas carrocerias puxadas por um só caminhão. |
Recintos alfandegados |
São locais assim declarados pela autoridade aduaneira competente, na zona primária ou na zona secundária, a fim de que neles possa ocorrer, sob controle aduaneiro, movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro. |
REDEX |
Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação. |
Reefer |
1. navio ou container frigorífico; tipo de navio com os porões ou cobertas devidamente isolados e equipados para o transporte de carga frigorífica ou perecível, como cerne, frutas, etc., na maioria dos casos paletizada. 2. relativo à refrigeração ou frigorificação. |
reg.d – Registered |
registrado |
Regime Comum de Importação - RCI |
É aquele em que os tributos incidentes são pagos na operação e cumpridos os demais requisitos administrativos, não havendo benefícios fiscais, como isenção, suspensão parcial ou total de tributos incidentes. |
Regime de Exportação Temporária |
É o que permite a saída, do País, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionada à reimportação em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada. |
Regime de Tributação Especial - RTE |
Despacho de bens integrantes de bagagem mediante a exigência tão somente do imposto de importação, calculado pela aplicação da alíquota de 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor tributável dos bens. |
Regime de Tributação Simplificada - RTS |
É o que permite a classificação genérica, para fins de despacho de importação, de bens integrantes de remessa postal internacional, mediante a aplicação de alíquotas diferenciadas do imposto de importação, e isenção do imposto sobre produtos industrializados, da contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação. |
Reimportação |
Significa trazer de volta ao País mercadoria que foi exportada temporariamente. |
Release |
Liberação, livramento. |
Repetro |
Regime Aduaneiro Especial de Exportação e de Importação de Bens Destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e de Gás Natural – Permite a exportação com saída ficta do território aduaneiro e posterior aplicação do regime de admissão temporária, bem como de partes e peças, como também a importação sob o regime de drawback. |
Representante legal pela embarcação |
Pessoa física ou jurídica investida de poderes legais para praticar atos em nome do proprietário, responsável direto, preposta de gerir ou administrar seus negócios no Porto de Controle Sanitário, constituindo seu agente ou consignatário. |
RES |
Registro de Exportação Simplificado – Denominado também Simplex, reúne num único documento os elementos relativos a uma exportação de valor até dez mil dólares ou seu equivalente em outras moedas. |
Reservatório de agentes infecciosos |
Seres humanos, animais, plantas, solo, matéria ou combinação deles, no qual vive e se multiplica um agente infeccioso de maneira que possa ser transmitido a um hospedeiro. |
Responsável direto pela embarcação |
Pessoa física ou jurídica, em nome da qual a embarcação encontra-se inscrita ou registrada perante o Órgão Público competente. |
Risco à saúde pública |
Probabilidade de ocorrência de um evento que pode afetar de forma adversa a saúde de populações humanas, com ênfase no que pode disseminar internacionalmente ou que pode representar um risco grave e perigo direto. |
RO-RO - Roll On/Roll Off |
Tipo de navio com uma rampa na popa ou na proa, por onde veículos (com carga ou vazios) são por ela transportados, entram e saem de bordo diretamente do/para o cais. |
Rota |
Caminho seguido por uma embarcação. |
Rw.Ry. – Railway |
Estrada de ferro |
s.s. - S.S. - S/S - Steam Ship |
Navio a vapor |
Said to Contain |
Dito conter |
Said To Contain |
Dito conter. Expressão inserida num Conhecimento de Embarque significando que o transportador desconhece o conteúdo da embalagem dos volumes recebidos a bordo. |
Sample |
Amostra, parte ou peça representativa de uma série ou lote. |
Saneante domissanitário |
Substância ou preparação destinada a higienização ou desinfecção domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água. |
Sealing |
Lacragem, lacração, o ato ou processo de se fixar um lacre num container. |
Semi-reboque |
É o conjunto monolítico formado pela carroceria com um eixo e rodas. É engatado no cavalo mecânico ou trator para o transporte, ou ainda passa a ser utilizado como reboque, quando é engatado em um dolly. É muito utilizado no transporte de cana de açúcar. |
SER - Carrier Security Charge |
Taxa cobrada pela transportadora para manutenção da segurança do navio de acordo com o ISPS-Code. |
SGP |
Sistema Geral de Preferências – é um programa de benefícios tarifários que os países desenvolvidos concedem aos países em desenvolvimento, visando elevar as exportações desses países. |
SHEX - Sundays and Holidays |
Exceto domingos e feriados |
Ship Broker |
Agente Marítimo. |
Shiploader |
Carregador de navios, equipamento portuário móvel em forma de torre, com um tubo ou um túnel que é projetado para um berço, destinado ao carregamento de carga a granel através de correias transportadoras, diretamente de um armazém ou silo aos porões do navio. |
Shipper |
Embarcador, aquele que é responsável pelo embarque da mercadoria no meio de transporte, na maioria dos casos sendo seu próprio exportador e o qual contratou o seu transporte com o armador. |
shipt. – Shipment |
embarque |
Sider |
Tipo de carroceria de caminhão, que tem lonas retráteis em suas laterais. |
Siscomex |
Sistema Integrado de Comércio Exterior – Sistema informatizado e controlado pelos órgãos governamentais intervenientes no comércio exterior, que controlam as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações. |
SISDESP |
Sistema eletrônico de dados da DPC, que recebe informações sobre embarcações para utilização da Capitania dos Portos. |
Sistema Datavisa |
Sistema eletrônico de dados da ANVISA, utilizada para controlar o pagamento das taxas exigidas. |
Sistema Mercante/Carga |
Sistema eletrônico de dados da Marinha Mercante integrado com RFB, que controla o recebimento do AFRMM, as informações do Manifesto de carga e de escalas. |
Sistema Supervia |
Sistema eletrônico de dados da CODESP e CDRJ, utilizada para troca de informações para atracação e desatracação dos Navios, a movimentação de carga e liberação de cargas junto a autoridade aduaneira em Santos e no Rio de Janeiro. |
Sobretaxa ou Surcharge |
Taxa adicional cobrada além do frete normal. |
sq. – Square |
quadrado |
sq.in. - Square inch |
polegada quadrada |
std. – Standard |
padrão |
Stowage |
1. Estiva, estivagem: o ato, maneira ou processo de se colocar e arrumar carga a bordo. 2. O custo de tal serviço arcado pelo armador ou afretador. |
Stuffing |
Estufamento, enchimento, ova, p.ex. de carga num container. |
Supplier |
Fornecedor, provedor, abastecedor. |
Surveyor |
Vistoriador, perito. |
t. – Ton |
Tonelada |
Tábuas Náuticas |
Tábuas com auxílio das quais se calcula a posição do navio no mar, resolvendo determinadas fórmulas trigonométricas do triângulo da posição. |
Tank Container |
Container tanque, tipo de container de forma cilíndrica, colocada dentro de uma armação com a forma e dimensões idênticas a de um container normal, utilizado para o transporte de carga líquida (inflamável ou não), existindo nas medidas de 20 e 40 pés. |
Tara |
Diferença entre os pesos brutos e líquidos, representando a embalagem da mercadoria, o peso do container vazio, ou peso do veículo vazio. |
Tarifa portuária |
Pauta de preços pela qual a administração do porto cobre os serviços prestados aos usuários. |
Taxa de ocupação do cais |
Relação entre o somatório dos produtos dos comprimentos das embarcações pelo tempo de atracação de cada embarcação e o produto do comprimento do cais pelo número de dias do mês da operação. |
Terminal |
Ponto inicial ou final para embarque e/ou desembarque de cargas e passageiros. |
Terminal aquaviário |
Ponto de acostagem de embarcações, como terminais pesqueiros, marinas e outros, não enquadrados nos conceitos portuários da Lei 8.630/93, estratégicos do ponto de vista epidemiológico e geográfico, localizado no território nacional, sujeito a controle sanitário. |
Terminal de uso privativo |
TUP é a instalação construída ou a ser implantada por instituições privadas ou públicas, não integrante do patrimônio do Porto Público, para a movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas ao transporte aquaviário ou provenientes dele, sempre observando que somente será admitida a implantação de terminal dentro da área do porto organizado quando o interessado possuir domínio útil do terreno. |
Terminal retroportuário |
Terminal situado em zona contígua a de um porto organizado ou instalação portuária, compreendida no perímetro de cinco quilômetros dos limites da zona primária, demarcado pela autoridade aduaneira local, no qual são executados os serviços de operação sob controle aduaneiro, com carga de importação e exportação. |
TEU (Twenty-Foot Equivalent Unit): |
Termo usado para um container de 20 pés, pelo qual se é medida a capacidade de um navio porta containers em unidades equivalentes. |
THC (Terminal Hnadling Charge) |
Capatazia |
To Order |
À ordem, documento ou título emitido à ordem. |
TPA |
Trabalhadores Portuários Avulsos. |
Trading Company |
No Brasil refere-se a uma sociedade anômina de grande porte que opera exclusivamente no comércio internacional, exportando/importando mercadorias ou serviços por conta ou encomenda de terceiros. |
Transbordo ou Transhipment |
Transferir mercadorias/produtos de um para outro meio de transporte ou veículo, no decorrer do percurso da operação de entrega. |
Transit Time |
Tempo que o navio leva para completar certo percurso ou viagem. |
Trânsito aduaneiro |
Regime aduaneiro especial que permite o transporte de mercadoria no território nacional, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos. |
Trânsito internacional |
Aquele no qual a embarcação realiza seu deslocamento para o território nacional, a partir de portos instalados no exterior. |
Transporte Intermodal |
É a integração dos serviços de mais de um modo de transporte, utilizados para que determinada carga percorra o caminho entre o remetente e seu destinatário, entre os diversos modais existentes, sendo emitido apenas um único conhecimento de transporte pelo único responsável pelo transporte, que é o OTM – Operador de Transporte Multimodal. |
Transtêiner |
Equipamento utilizado no parque de estocagem, tendo como chassi ou vagões, no caso do mesmo ser assentado em linhas férreas, bem como empilhar os contêineres até uma altura máxima de quatro unidades. No caso de haver insuficiência de área de estocagem, o transtêiner é aconselhável, uma vez que possibilita melhor utilização da área disponível, objetivando o encaminhamento ao descarregamento ou estocagem. |
Trapiche |
Armazém de mercadorias junto ao cais. |
Treas’r – Treasurer |
Tesoureiro |
Truck |
Caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, são 2 eixos juntos. O objetivo é aguentar mais peso e propiciar melhor desempenho ao veículo. |
TUF |
Taxa de Utilização de Faróis. |
Unitization |
Unitização, o processo usado para facilitar o manuseio e transporte de carga geral, pelo qual os volumes são embalados ou fixos a dispositivos de unitização, p.ex. pallet, ou quando são assim juntados num container. |
Vazante |
Movimento descendente do nível do mar, que começa na preamar e culmina com a baixa-mar, durando em média um período de seis horas. 2. Refluxo. 3. Maré descendente. |
Verificação dos Bens do Viajante (Conferência Física) |
Destina-se a qualificá-los, quantificá-los e valorá-los, a determinar o tratamento aduaneiro e tributário aplicáveis e a confirmar o atendimento à legislação vigente. |
Vetor |
Ser vivo que veicula a transmissão de um agente infeccioso. |
Viajante |
Passageiro, clandestino, tripulante, profissional não-tripulante, em viagem, num meio de transporte. |
Viajante não residente no País |
O turista estrangeiro; o brasileiro, nato ou naturalizado, que comprove residir no exterior por período superior a 12 (doze) meses consecutivos, em caráter permanente, e que não exerça atividade econômica habitual no País; e o brasileiro, nato ou naturalizado, que tenha apresentado a Comunicação de Saída Definitiva do País ou a Declaração de Saída Definitiva do País à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), de que trata a Instrução Normativa SRF nº 208, de 27 de setembro de 2002, em data anterior a sua chegada ao País. |
VIGIAGRO |
Sistema de Gestão da Vigilância Agropecuária Internacional. |
Vigias |
Trabalhadores pagos pela agência marítima (que é representante do armador) para vigiar o navio. A vigia é feita no interior do navio e na escada que dá |
Voyage |
Viagem (de longo curso), ida e/ou vinda de um navio para seu porto ou portos de destino. Cada viagem do navio implica no transporte de uma ou várias cargas, dependendo do tipo de operação do mesmo, porém este poderá eventualmente cobrir uma perna de viagem vazia (em lastro) até o seu porto de carregamento, no caso de afretamento por tempo, algo indesejável ao afretador. |
VTMS |
Vessel Trafic Management System - Sistema de informação que monitora a movimentação dos navios. |
W’house – Warehouse |
Armazém |
W/T - With Transhipment |
Com Transbordo |
WA - With Average |
com avaria |
Warehouse |
Armazém, depósito para a guarda de mercadorias importadas ou para exportação. |
Wharf age |
Capatazia, taxas cobradas pelos portos e aeroportos relativos ao uso das facilidades e instalações dos mesmos. |
Wharfage ou Taxa de atracação |
É a taxa cobrada pela administração de um porto para utilização do mesmo, nas operações que envolvem atracação, carga, descarga e estocagem nas docas e armazéns ligados ao porto. |
WOR - Without our responsibility |
Sem nossa responsabilidade |
Worldwide |
Mundial |
Worldwide |
Mundial, aquilo que abrange ou refere-se ao mundo. |
Wt – weight |
Peso |
Y- Yd – Yard |
Jarda |
Zona de Vigilância Aduaneira |
Compreende-se a totalidade do Município atravessado pela linha de demarcação, ainda que parte dele fique fora da área demarcada. |
Zona primária |
Área demarcada pela autoridade aduaneira nos portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados para operações de carga e descarga de mercadorias, bagagens ou embarque e desembarque de passageiros, vindo ou indo ao exterior. |
Zona secundária |
Compreende o restante do território aduaneiro, nelas incluídas as águas territoriais e o espaço aéreo. Os recintos alfandegados na Zona Secundária são os entrepostos, depósitos, terminais ou outras unidades destinadas ao armazenamento de mercadorias importadas ou destinadas à exportação, que devam movimentar-se ou permanecer sob controle aduaneiro, incluindo-se também as dependências destinadas ao depósito de remessas postais internacionais sujeitas ao mesmo controle. |