Ministro Salomão, do STJ, toma posse na Academia Líbano-Brasileira de Letras
O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, tomou posse como membro titular da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB) nesta segunda-feira (29/7), em cerimônia no Rio de Janeiro.
“Agradeço a honraria de poder integrar esse seleto grupo e também pela presença de colegas do Tribunal de Justiça, que me deixam muito contente. É com uma imensa honra que participo da solenidade em que tenho o privilégio de tomar posse como membro titular desta Academia”, disse Salomão, que é também corregedor nacional de Justiça.
Ele esteve acompanhado na solenidade no Consulado Geral do Líbano no Rio, em Botafogo, da presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad; do presidente do Tribunal de Justiça fluminense (TJ-RJ), desembargador Ricardo Cardozo; do cônsul-geral do Líbano, Alejandro Bitar; e de outros integrantes da ALB, magistrados e políticos, como o relator-geral da Constituinte de 1988, Bernardo Cabral.
“Todos os meus avós paternos e maternos são árabes. Meus pais, embora já nascidos no Brasil, têm origem genuinamente árabe-libanesa, assim como eu e meus irmãos. Foi no Rio de Janeiro que vivi toda a minha infância e juventude, onde me graduei na centenária Faculdade Nacional de Direito, também foi aqui que iniciei a carreira da Magistratura, percorrendo as mais diversas comarcas do Estado”, relembrou o ministro.
“É muito significativo, portanto, a homenagem que hoje me é conferida seja por ser descendente de libaneses, seja pelo fato de que essa nobre Academia é situada no estado do Rio de Janeiro, seja ainda pelo enorme prazer que sempre nutri pela literatura, artes e ciências”, afirmou.
Homenagem da Emerj
No mesmo dia, o ministro Salomão compareceu à Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), para homenagear os desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Carlos Santos de Oliveira, do TJ-RJ.
“Atuei ao lado desses valorosos amigos, com quem estabeleci laços fraternos. Nossas carreiras também se entrelaçam, considerando a afeição ao Direito Privado”, disse o ministro aos colegas.
Além dele e dos homenageados, compuseram a mesa de autoridades da solenidade o diretor-geral da Emerj, Marco Aurélio Bezerra de Melo, a presidente da Amaerj e o presidente do TJ-RJ.
Clique aqui para ler o discurso de Salomão ao ser empossado pela ALB
Clique aqui para o discurso de Salomão em homenagem aos colegas