Secretaria da Justiça de SP entrega obra de restauração de edifícios históricos

24/09/2024

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, entregou oficialmente, na última semana, a obra de restauração dos edifícios históricos projetados pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo. Os prédios, localizados na Praça Pateo do Collegio, abrigam a sede da Secretaria da Justiça e Cidadania desde 1892 e são marcos importantes na história da arquitetura e do urbanismo da cidade de São Paulo e do país.

Prieto, ao lado de autoridades e servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania, destacou a importância de manter viva a memória histórica da cidade. “É um grande privilégio para nós entregarmos a São Paulo e a toda a sociedade um espaço restaurado que simboliza o compromisso com a história e o futuro”, afirmou o secretário.

O secretário da Justiça Fábio Prieto homenageou o secretário de Projetos Especiais Afif Domingos, responsável pela direção do Novo Centro Administrativo do Governo de São Paulo: “A entrega desta obra de restauro histórico é parte da transformação do novo Centro de São Paulo. Daqui, vamos mudar a Secretaria para o Palácio dos Campos Elíseos. Sonhar o sonho do Afif de fazer renascer o Centro.”

Prieto também homenageou o professor Fernando José da Costa, responsável pelo início e acompanhamento de parte das obra de restauro. “O professor Fernando da Costa merece todas as homenagens, porque foi ele, meu antecessor na Secretaria, que teve a sensibilidade e a iniciativa para viabilizar este trabalho magnífico.”Os dois palacetes foram projetados por Ramos de Azevedo entre 1880 e 1890. A restauração dos prédios históricos faz parte de um esforço mais amplo de revitalização do centro histórico de São Paulo, reforçando a importância do Pateo do Collegio como local de memória coletiva, além de ponto turístico e cultural de grande relevância.

Participaram da cerimônia de entrega o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Inês Coimbra, procuradora-geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão, defensora pública-geral de SP, o secretário Afif Domingos, Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais, entre outros nomes. Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo.

 

Fonte: Revista Consultor Jurídico