Alexandre prorroga inquérito das fake news por mais seis meses

17/12/2024

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou nesta segunda-feira (16/12), por mais 180 dias, o inquérito das fake news, que investiga a disseminação de conteúdo falso e ataques a ministros da corte.

O objetivo da prorrogação, segundo informou o STF, é aprofundar a apuração sobre o chamado “gabinete do ódio”, que atuava durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Alexandre também determinou que mais 20 pessoas sejam ouvidas no inquérito, e a complementação da análise de informações obtidas por meio de quebras de sigilo bancário e fiscal.

“Com a finalidade de finalizar as investigações sobre a comprovação da existência, o financiamento e modus operandi do ‘Gabinete do Ódio’, bem como de todos os seus participantes, o Inq 4.781 foi prorrogado pelo ministro Alexandre de Moraes por 180 dias, com a determinação de oitiva de mais 20 pessoas, a complementação da análise das informações obtidas mediante a quebra de sigilo fiscal e bancário e o término das diversas diligências em andamento na Polícia Federal”, informou o Supremo.

O inquérito das fake news foi aberto em março de 2019. Parte da investigação mira o gabinete do ódio, que atuaria a partir do Palácio do Planalto com a participação de aliados de Bolsonaro.

Inq 4.781

Fonte: Revista Consultor Jurídico